Antes de
continuarmos, e para convencer os mais reticentes dos benefícios dos blogues (deste
blogue!), faz sentido deixar algumas certezas sobre a minha experiência pessoal enquanto leitora de blogues e “blogueira”.
www.sysyinthecity.com |
Esta
ferramenta já há muito conquistou a minha rotina. Sinto-me simultaneamente leitora
e/ou interlocutora quando me conecto com todo este universo da web 2.0. É como
pegar num “telecomando” e escolher um canal de informação e de comunicação,
descobrir opiniões acerca do que se diz ou faz com uma mão cheia de descobertas
e partilhas.
Mais
recentemente, a curiosidade falou mais alto, espevitou a minha vontade e
criatividade para fomentar o gosto pelo francês, tentando (re)inventar um
espaço para esse efeito, e, confesso
divertir-me ao mesmo tempo. Mesmo contando com o pior inimigo desta “blogueira”,
o tempo, ou a falta dele, e com algumas questões técnicas ou com a atualização constante
(que por vezes parecem uma barreira difícil de ultrapassar), não desisti!
Profissionalmente,
além de ser um recurso, é uma das minhas estratégias. O blogue, mais do que um
complemento ou um vulgar repositório de documentos, permite desafiar, falar a
mesma linguagem digital dos alunos. Logo, ganho em recetividade, partilha e
participação em questionários abertos, tarefas,
desafios, opiniões... Torna-se um espaço de colaboração professor-aluno e
aluno-aluno no contributo de glossários, de wikis,
de lições, de outros blogues, por exemplo. Até um portfolio pode ganhar novo alento! Com esta proximidade, este
espaço continua a ser a minha disciplina mas, na realidade, amplia-se a aula e
consequentemente, proporciona-se maior visibilidade da prática e experiências
com os alunos.
O
resultado é mágico! Estou rendida às potencialidades!
Quero explorar mais e
mais…
Então,
À vos marques! Prêts? Partez!
L’ aventure
continue!
Blogons!
Que blogue mais completo! Parabéns. Continua assim. :D
ResponderEliminar