segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Je blogue, tu blogues, nous blogons...(Relatos da experiências com blogues)

Coucou!

Antes de continuarmos, e para convencer os mais reticentes dos benefícios dos blogues (deste blogue!), faz sentido deixar algumas certezas sobre a minha experiência pessoal enquanto leitora de blogues e “blogueira”.

www.sysyinthecity.com
Esta ferramenta já há muito conquistou a minha rotina. Sinto-me simultaneamente leitora e/ou interlocutora quando me conecto com todo este universo da web 2.0. É como pegar num “telecomando” e escolher um canal de informação e de comunicação, descobrir opiniões acerca do que se diz ou faz com uma mão cheia de descobertas e partilhas. 

Mais recentemente, a curiosidade falou mais alto, espevitou a minha vontade e criatividade para fomentar o gosto pelo francês, tentando (re)inventar um espaço para esse efeito, e,  confesso divertir-me ao mesmo tempo. Mesmo contando com o pior inimigo desta “blogueira”, o tempo, ou a falta dele, e com algumas questões técnicas ou com a atualização constante (que por vezes parecem uma barreira difícil de ultrapassar), não desisti!

Profissionalmente, além de ser um recurso, é uma das minhas estratégias. O blogue, mais do que um complemento ou um vulgar repositório de documentos, permite desafiar, falar a mesma linguagem digital dos alunos. Logo, ganho em recetividade, partilha e participação em questionários abertos, tarefas, desafios, opiniões... Torna-se um espaço de colaboração professor-aluno e aluno-aluno no contributo de glossários, de wikis, de lições, de outros blogues, por exemplo. Até um portfolio pode ganhar novo alento! Com esta proximidade, este espaço continua a ser a minha disciplina mas, na realidade, amplia-se a aula e consequentemente, proporciona-se maior visibilidade da prática e experiências com os alunos.

O resultado é mágico! Estou rendida às potencialidades! 
Quero explorar mais e mais… 
Então,

À vos marques! Prêts? Partez!
L’ aventure continue! 
Blogons!



1 comentário: